o desafio
As empresas que carregam o nome Cirne figuram no mercado há pelo menos 70 anos, tendo começado com o comércio de peças e serviços automotivos sob o nome L. Cirne e nas décadas seguintes foram inauguradas a Cirne Distribuidora de Bebidas Ambev, Cirne Pneus, licenciada Bridgestone e Firestone, o Posto Cirne e a Cirne Motos, Concessionária Honda.
Com o passar dos anos e o crescimento e grande sucesso das empresas no mercado, foi diagnosticado que a percepção das empresas pelo público era deficiente defronte à dimensão das operações. Parte dessa percepção se dá pela heterogeneidade das marcas, isso é, identidades dispersas e sem argumento, muito menos coerência no que concerne ao fato que são empresas pertencentes a um mesmo núcleo.
a solução
A solução proposta foi a implementação de uma arquitetura de marca monolítica, isso é, criando a imagem de uma marca "mãe", que se replica de forma linear a todas as empresas Cirne. Desse modo surgiu a ideia do Grupo L. Cirne, uma marca encarregada de ser epicentro organizacional de todas as empresas, com uma identidade e conceitos bem definidos e assim criando uma percepção de unidade, somando confiança, organização e credibilidade à imagem de cada empresa do grupo.
Assim sendo, "L. Cirne", nome do empreendimento mais antigo, passa a ser o nome do grupo, como uma forma de endossar a tradição e como homenagem ao fundador e pioneiro Luís Cirne. As operações L. Cirne passam a ser Cirne Pneus, unificando duas marcas do grupo que atuavam no mesmo segmento. A nomenclatura de todas as empresas passa então a ser padronizada, onde Posto Cirne passa a ser Cirne Postos, alinhando-se à Cirne Motos, Cirne Distribuidora e Cirne Pneus. Além da ideia de unidade, a implementação da arquitetura de marca monolítica é benéfica no aspecto de que uma marca quando promovida, automaticamente evoca as outras marcas "irmãs".
o conceito: movimento
É o que todas as empresas do Grupo L. Cirne têm em comum. Mesmo em segmentos diferentes, o movimento é o que traduz a dinâmica por trás dos seus serviços, sempre relacionados ao mundo automotivo. O movimento lembra evolução, que remonta à história de quem começou pequeno e hoje inspira confiança e solidez, como também lembra que ter vários anos de história não significa parar no tempo mas, pelo contrário, continuar sempre em movimento, sempre se renovando e reafirmando sua experiência e os diferenciais que vêm com ela.